26.2.08

Árabes iniciam obras da 1ª "cidade verde"



Masdar, nos Emirados Árabes Unidos, será a primeira cidade sem nenhuma emissão de carbono do mundo.
Abu Dhabi, o maior de todos os sete Emirados Árabes Unidos, deu início oficial neste domingo à construção daquela que promete ser a primeira cidade livre de emissões de carbono e de desperdício de lixo no mundo.
Masdar, como a cidade verde foi batizada, vai custar cerca de 22 bilhões de dólares e consumir oito anos para ficar pronta. Ao final das obras, aproximadamente 50.000 pessoas devem se mudar para a cidade, para morar lá e trabalhar nos mais de 1.500 estabelecimentos e negócios que estão previstos para funcionar em Masdar.
Fazendo uso de conceitos da arquitetura árabe medieval, os planejadores da cidade pretendem criar edifícios que usarão apenas fontes de energia renováveis - especialmente a solar. A água será reutilizada, para evitar o desperdício, e o sistema de ar condicionado dos prédios será alimentado pela energia do vento.
Não haverá carros em Masdar, conforme garantem os seus idealizadores. Seus habitantes se locomoverão em pequenos veículos que andarão sobre um trilho magnético, 100% não poluentes. De acordo com o sultão al Jaber, o chefe executivo da empreitada, a cidade precisará de apenas um quarto da energia utilizada por uma comunidade do mesmo tamanho. O consumo de água também será 60% menor do que o normal.
Petróleo - O esbanjamento de água e eletricidade, e o uso desenfreado dos automóveis, garantido pelo petróleo que não pára de jorrar na região, fez do emirado de Abu Dhabi um dos locais que mais emitem carbono e gases do feito estufa em todo o mundo. Para mudar esta imagem - e de quebra ainda economizar bilhões de petrodólares- os governantes locais tomaram a iniciativa de planejar e construir a cidade verde.
Com o apoio da ONG ambientalista WWF, o projeto pretende captar 18 bilhões de dólares de empresas internacionais interessadas em participar. O governo de Abu Dhabi vai investir apenas 4 bilhões. Uma vez que Masdar estiver pronta, todas as emissões de carbono que serão economizadas por suas inovações serão transformadas em dinheiro para o país, na forma de créditos de carbono, conforme estabelecem as regras do Protocolo de Kioto.

Sem comentários: