28.2.08

“Arca de Noé” vegetal inaugurada no Árctico



A Noruega inaugurou no arquipélago de Svalbard, no Árctico, uma “Arca de Noé” do reino vegetal.
O objectivo deste projecto é preservar a diversidade vegetal do planeta, ameaçada por catástrofes naturais, guerras e alterações climáticas.
Mais de cem países já enviaram cem milhões de sementes para Svalbard: arroz, milho, trigo, alface, batatas, entre outras espécies.Esta espécie de “cofre” - escavado na rocha gelada - pode guardar em três salas sementes congeladas por 200 anos.
Segundo o Primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, esta medida defende “os blocos de construção da civilização” de forças que estão a ameaçar a “diversidade da vida que sustenta o nosso planeta”.
“Teremos uma grande colecção (de sementes) aqui, uma das maiores do mundo”, disse Cary Fowler, director do Fundo Mundial para a Diversidade das Culturas (Global Crop Diversity Trust), fundo que financia o projecto.
As sementes aqui depositadas – a temperaturas de 18 a 20 graus Celsius negativos - continuam a pertencer aos depositários, que incluem os maiores bancos genéticos nos países em desenvolvimento.
Se uma variedade desaparecer no seu meio natural, os Estados poderão recuperar as sementes que depositaram neste banco.
Stoltenberg e Wangari Maathai, ambientalista queniana que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2004, colocaram numa das câmaras frias a primeira caixa com sacos de sementes de arroz da colecção, numa cerimónia de inauguração que contou ainda com a presença do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso

Sem comentários: