23.3.08

Inteligência Colectiva

Tempos houve em que a produtividade era conseguida, essencialmente, pela exploração do trabalho da "cabeça para baixo". Construiram-se processos tangíveis (fabricação, marketing, recrutamento, etc) para organizar e explorar inputs como sejam matérias primas, trabalho braçal e outros activos físicos.

Hoje tudo se está a alterar. A tendência para captar a inteligência, a iniciativa, a criatividade e a paixão humanas está em marcha acelerada. A maior atenção virou-se para a construção de processos intangíveis onde a informação e o apelo à participação são os novos "combustíveis" do trabalho e da criação humana. Valorizam-se princípios democráticos. A web 2.0 talvez seja a maior evidência disso.

"O maior desafio que se vai por aos lideres do século XXI consiste na sua capacidade para libertar a ‘massa cinzenta’ existente nas organizações" (Warren Bennis)

"A grande questão em jogo nesta era emergente é a tensão existente entre criatividade e organização" (Richard Florida)

Escrevo para sublinhar a tendência de utilização da Inteligência Colectiva. Acredito que está a ganhar contornos que podem vir a torná-la uma megatendência.

"Prediction Market" é uma técnica emergente que pode ilustrar muito bem esta dinâmica de utilização da Inteligência Colectiva.

A sabedoria das multidões:
- A tese: A agregação de informação em grupos, resulta em decisões que são quase sempre melhores do que as que poderiam ser feitas por qualquer membro do grupo.
- Na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabedoria_das_Multidões
- O Livro: http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=164400

Para ler:
- http://blogs.salon.com/0002007/2008/03/11.html
- http://www.nytimes.com/2008/02/13/business/13leonhardt.html? pagewanted=all
- http://www.goodgearguide.com.au/index.php/id;454531938;fp;4;%20fpid;792452;pf;1

Para ouvir:
- http://www.youtube.com/watch?v=9_MXvopRqps
- http://www.youtube.com/watch?v=3BJqAHGjtsI
- http://www.youtube.com/watch?v=5KxxJnKz0tE

Alguns "prediction markets":
- http://www.intrade.com/
- http://us.newsfutures.com/

Para nós que estudamos prospectiva, talvez estejamos na presença de uma ferramenta muito interessante e de crescente importância. Talvez possa funcionar bem para montar uma estrutura de sensores sobre algumas incertezas que se pretendam perseguir.

Boa Páscoa!

Sem comentários: