1.4.09

Falta de água

Já não deverá ser novidade para a maioria de vós, mas a ameaça da escassez de água ganha cada vez mais força.

Espera-se que dentro de 20 anos metade da população mundial sofra gravemente de escassez de água e que dentro de poucos anos este se torne o tema mais importante nas discussões económicas internacionais.

Para além das mortes directas que a escassez de água pode causar, espera-se que, ficando fora de controle, seja causa de vários conflitos a níveis nacional e internacional.

Portugal deverá ser dos países mais afectados. A maioria dos portugueses tende a achar que temos muita abundância de água e que nunca sentiremos falta, mas é exactamente esse conceito que nos faz ter hábitos de desperdício tornando-nos assim mais vulneráveis.

São de esperar medidas de prevenção no curto-prazo como aumento de taxas sobre a água, incentivos para processos de dessalinização da água e medidas de racionalização.

Acrescento eu que uma medida para combater esta e outras necessidades prementes do ambiente e da economia global seria um imposto sobre a carne. Recordo que ao ingerirmos carne estamos a consumir 10 a 13 vezes mais vegetais do que se ingeríssemos vegetais. Do consumo abusivo de carne resulta falta de água, falta de energia, aquecimento global, desflorestação e fome.

Sem comentários: