22.12.09

[Então, boas festas]

Feliz Natal

Rehus-Beal-Ledeats; Idah Saidan Wa Sanah Jadidah; Feliz Navidad y un Venturoso Año Nuevo; Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand; Boas Festas e Feliz Ano Novo; Tchestita Koleda; Tchestito Rojdestvo Hristovo; Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun; Sretan Bozic; Vrolijk Kerstfeest en een Gelukkig Nieuwjaar; Merry Christmas; Joyeux Noel; Kala Christouyenna; Kellemes Karacsonyi unnepeket; Selamat Hari Natal; Idah Saidan Wa Sanah Jadidah; Nollaig Shona Dhuit, or Nodlaig mhaith chugnat; Buone Feste Natalizie; Shinnen omedeto. Kurisumasu Omedeto; Sung Tan Chuk Ha; Natale hilare et Annum Faustum; Linksmu Kaledu; Sreken Bozhik; God Jul, ou Gledelig Jul; Bikpela hamamas blong dispela Krismas na Nupela yia i go long yu; Maligayan Pasko; Wesolych Swiat Bozego Narodzenia ou Boze Narodzenie; Sarbatori vesele; Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva is Novim Godom; Hristos se rodi;Sretan Bozic ou Vesele vianoce; Sawadee Pee Mai; Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun; Srozhdestvom Kristovym; Chung Mung Giang Sinh; Cestitamo Bozic.


22.11.09




- Posted using BlogPress from my iPhone

20.11.09

Os média e as Comunicações em 2020


Interessante ver o vídeo sobre a visão que o movimento Mocom2020 tem do estado dos media e das telecomunicações no ano 2020.


19.11.09

a vida em 2020

Uma visão, bastante interessante, da Ericsson sobre a vida em 2020.

http://www.ericsson.com/ericsson/2020-081217/

16.11.09

Hotelcopter

Agora dá para juntar 18 casais sair pelo mundo a bordo do Hotelicopter, um gigantesco Mil V-12 soviético totalmente remodelado para oferecer o mesmo conforto de um hotel cinco estrelas.

São 18 suítes de casal equipadas com anti-ruído, mini-bar, wireless para acesso a internet TV flatscreen e todas as coisas dignas de um óptimo serviço.

Se acham que a mordomia pode ficar melhor, que tal saber que ainda é possível obter serviços de baby-sitting, instrutor de yoga, hidromassagem e tratamento termal?

O Hotelicopter também tem sala de jogos para distrair os passageiros-hóspedes. Essa opção inusitada de hospedagem deve alçar seu primeiro vôo comercial no próximo verão.

O tour inaugural será de 14 dias saindo de Nova York, passando por Bahamas, Jamaica, República Dominicana, Miami e voltando a Nova York.

29.10.09

Um adolescente cheio de força e sonhos

O marketing digital fez ontem 15 anos. Começou a dar bandeira com um banner. Hoje, confunde-se com a própria essência da Internet, como o Google poderá explicar a quem lá passa todos os dias, muitas vezes ao dia. E vai ultrapassando, em valores de investimento e conhecimento dos mercados, a publicidade e media tradicionais.

Ironia da História, este capitalismo 10.0 dá a todos a possibilidade de serem autores e produtores. Uma cultura comunitária cresce em ambiente democrático e igualitário, onde qualquer um pode discursar criativamente, sem os constrangimentos sociais e psicológicos das interacções presenciais. É confuso? Sim, mas só durante o período de adaptação. Depois, faz o que se espera de qualquer tecnologia: aumenta a nossa liberdade.

7.10.09

Primeiro motor de pesquisa e indexação de imagens e sons na Internet

SAPIR (Search in Audio visual content using peer-to-peer Information Retrieval) é um motor de busca que classifica e descreve imagens e sons que se encontram na Internet.

Esta tecnologia, desenvolvida por um consórcio entre a União Europeia e a IBM, consegue analisar e classificar vários conjuntos de pixeis de imagens ou sequências de bits de um tema musical.

Um bom exemplo do que este motor de pesquisa pode fazer é identificar uma foto de uma pessoa cujo nome se desconhece e acabar por descobrir a sua identidade através dos resultados de uma pesquisa na Internet que mostrará imagens que têm rostos com as características.

Este é um novo mundo por descobrir, pois segundo a conhecida analista de mercado IDC, 95% dos conteúdos existentes no espaço virtual continuam por estruturar.

6.10.09

Sexto Sentido


Olá a todos,


Vejam o que se está a criar na área da tecnologia virtual.


8.7.09

Energia humana


Parece lógico que nas longas horas que passamos no ginásio produzimos grandes quantidades de energia através das bicicletas, passadeiras, etc. Porque não utilizar essa energia (limpa) para carregar o telemóvel, o PC, ou até para alimentar as necessidades energéticas do ginásio? É a esta questão que um grupo de estudantes portugueses estão a tentar dar resposta.


5.7.09

FAB LAB and PERSONAL FABRICATION

É muito interessante imaginar que se possa vir a fazer prototipagem rápida de produtos complexos sem precisar de grande know-how.

Usndo um pc pode-se interagir com um conjunto de recursos industriais devidamente condensados, estruturados, descodificados e ao dispor de modo simplificado.

Talvez se possa vir a assistir a uma revolução nas produções de pequena escala; ou na facilidade com que que se inova criando assim um novo motor para o aparecimento de empreendedores.

O Professor António Câmara da yDreams está atento e é divulgador entusiasta desta rede de colaboração e partilha.

Conceitohttp://en.wikipedia.org/wiki/Fab_lab
O “Guru”http://en.wikipedia.org/wiki/Neil_Gershenfeld
Saber maishttp://fab.cba.mit.edu/

22.5.09

Livro - Inovação Empresarial no Sec. XXI




O objectivo deste livro é oferecer uma abordagem abrangente dos processos relacionados com a inovação e um novo enquadramento da inovação – um enquadramento que é sustentável na geração da Internet e na era do conhecimento. O objectivo do desenvolvimento desse enquadramento é facilitar a estandardização do processo de inovação para que os resultados possam ser mais previsíveis e de modo a que a inovação possa ser criada de acordo com a procura. Visto que os seres humanos são, originalmente, seres criativos que raramente fazem a mesma coisa duas vezes igual, ensinar criatividade é quase como cantar para um coro. A inovação é uma aplicação da criatividade.

23.4.09

Scence of time

Quas são as coisas mais "cool" do mundo? E qual a importância disso para quem está no mundo dos negócios?

Segundo um artigo do Diario Económico as “Empresas ‘cool’ têm mais sucesso”!
Estas empresas recorrem aos serviços da Scence of Time que utiliza o conceito ‘cool hunting' ("Nós trabalhamos com investigadores ‘cool' que, na maioria dos casos, são estudantes e jovens, mas em muitos países são pessoas com mais de cinquenta anos. Chamamos-lhes - 'Science of the time cool hunters' - caçadores de coisas ‘cool'. Eles documentam-nos o que consideram ‘cool', ou seja, atractivo, inspirador e com potencial. E com o que eles vão colocando no nosso site nós vamos construindo tendências e mentalidades")
No seu site http://www.scienceofthetime.com/ podemos encontrar uma lista das coisas mais "cool" do mundo.

21.4.09

Jogos sobre o Futuro do Institute For The Future (IFTF)

Para quem tiver interesse nos jogos sobre o Futuro que o Institute for the Future tem vindo a desenvolver na web numa lógica de crowdsourcing (Superstructed; Signtific) recomendo aquele que eles estão a fazer agora e em tempo real (ver link abaixo)

Today -- Monday April 20th -- the Institute for the Future is launching a brand new Signtific Thought Experiment… and you’re invited to play.
To get started visit: http://cts.vresp.com/c/?InstituteForTheFutur/3ca9dd60cf/8864477fdf/0c5a73ab2d/src=signtific-members

17.4.09

Novos Produtos

Exemplo de novos produtos no mercado em diversos canais de venda


16.4.09

e-Universidade

Apesar de trabalhar todos os dias com formação on-line não acredito no potencial que esta é suposto ter.
Considero útil apenas para pequenos objectivos formativos.

Os e-books também não me fascinam muito. Já que vou andar a carregar uma estrutura daquele tamanho, no mínimo quero que seja audio-visual.

Mas acredito muito na potencialidade de pequenos cursos, em modelos audio-visuais, que idealmente devem durar à volta de 15 minutos.

E para nao estranharmos o Google já lá está, mais especificamente o Youtube. Em colaboração com Universidades mundialmente conhecidas, criaram uma e-universidade.

Podem consultar um artigo mais completo, num dos meus blogs favoritos.

Uma vez que gasto mais de 40 horas por mês em transportes públicos, tenho que pensar seriamente em adquirir um googlephone.

1.4.09

Construção de Cenários

Como qualquer blogger, tenho o hábito de ver como é que as pessoas vão dar ao meu blog e reparei que quase todas vêm do google.

De seguida, fui ver quais as expressões que procuram .
Há algumas que vão à procura de informação sobre os temas actuais como o preço petróleo e a crise económica.
Outros vão por questões relacionadas com intelligence.

Mas a esmagadora maioria chega lá procurando por: "Construção de Cenários"

Não sei se esta expressão tem mais algum significado em qualquer outra área de estudo. Talvez sociologia ou arquitectura paisagística.

Mas se não o tem, começa a haver mesmo muita gente que ouviu falar sobre construção de cenários e que quer saber mais sobre o tema.

Será que a prospectiva se começa a aproximar do Mainstream ?

Falta de água

Já não deverá ser novidade para a maioria de vós, mas a ameaça da escassez de água ganha cada vez mais força.

Espera-se que dentro de 20 anos metade da população mundial sofra gravemente de escassez de água e que dentro de poucos anos este se torne o tema mais importante nas discussões económicas internacionais.

Para além das mortes directas que a escassez de água pode causar, espera-se que, ficando fora de controle, seja causa de vários conflitos a níveis nacional e internacional.

Portugal deverá ser dos países mais afectados. A maioria dos portugueses tende a achar que temos muita abundância de água e que nunca sentiremos falta, mas é exactamente esse conceito que nos faz ter hábitos de desperdício tornando-nos assim mais vulneráveis.

São de esperar medidas de prevenção no curto-prazo como aumento de taxas sobre a água, incentivos para processos de dessalinização da água e medidas de racionalização.

Acrescento eu que uma medida para combater esta e outras necessidades prementes do ambiente e da economia global seria um imposto sobre a carne. Recordo que ao ingerirmos carne estamos a consumir 10 a 13 vezes mais vegetais do que se ingeríssemos vegetais. Do consumo abusivo de carne resulta falta de água, falta de energia, aquecimento global, desflorestação e fome.

30.3.09

Galp Share

Redes sociais e preocupação ambiental parece-me um combinação bem interessante!

Arrisco-me a dizer que o Galp Share é a primeira rede social (no seu significado mais actual) a ser publicitada/ lançada através de um anuncio de televisão.

http://www.youtube.com/watch?v=_dPqNtQoTnU

18.3.09

Ted is Back

O TED, as melhores conferências do mundo, está de volta. A edição de 2009 já está disponível em www.ted.com.

E para todos vocês que têm um aumento de batimentos cardíacos cada vez que pensam o futuro, aqui está uma sessão de treino.

Vale a pena ver este vídeo com uma tecnologia que pode representar o futuro das tecnologias de informação.

http://www.ted.com/index.php/talks/pattie_maes_demos_the_sixth_sense.html

Minority Report? Pfeee

4.3.09

The New Concept for your Night Club



Surya in Kings Cross, London is the world's first fully sustainable ecological night club, created by the environmentalist Dr. Earth announces its grand opening to the world with its first ever hand crafted club night.

Club 4 Climate, the initiative behind Surya, has put together a handpicked line up that they hope will have the club's unique energy transferring dance floor buzzing all night long.

The dance-floor is made of quartz crystals and utilises cutting edge technology which takes the dancing motion of clubbers and distributes it to all parts of the club and neighbouring buildings, the more people dance the more energy they create.

The club also uses reusable energy sources from wind turbines and solar panels, has decadent recycled decoration, interactive features such as spirit energizing sand beds, and an organic and diverse menu of cocktails and mixers. All that and entrance is FREE for all like minded folk using public transport, environmentally green transportation or people power.

The club's doors will open to a new world of environmentally friendly clubbing on Saturday 20th September from 9pm until 3am with a line-up including Catch23BlendeBlack Grass, and headliners The Loose Cannons.

Club 4 Climate club nights are another way of doing your bit for the environment whilst having a damn good dance.

1.3.09

Segway - Centaur

Isto Promete


24.2.09

By eMail


By eMail

«Dois economistas encontram-se. Um pergunta ao outro:

- Tu compreendes o que se passa?

- Espera, vou-te explicar.

- Não, não, explicar não é difícil, eu também sou economista. Não, o que te pergunto é se tu compreendes».

(piada popular na Rússia em meados da década passada, contada aqui)

15.2.09

Pensamento do dia em 1867


"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"


Karl Marx, in Das Kapital, 1867
[carece de fontes]

5.2.09

[Ano Europeu da Criatividade e Inovação]

Don Tapscott

Em virtude do
Ano Europeu da Criatividade e Inovação, o conhecido autor Don Tapscott, do livro "Grown Up Digital", passou por Lisboa, pelo CCB, para falar sobre "Governação 2.0: Como a Geração Internet está a mudar a governação, a inovação e a democracia" e parece que mais uma vez, esteve em grande.

Enquanto o vídeo desse evento não chega a público (se é que chegará), deixo-vos um resumo de entrevistas, sobre outro livro de sucesso lançado na altura, o "
Wikinomics".

Aqui fica o vídeo, vale a pena ver até ao fim...
http://www.youtube.com/watch?v=u2beSajfzJg

3.2.09

Frases que impõem respeito


“Se os contribuintes estão a pagar a factura para salvar os bancos, porque é que não devem tornar-se proprietários dos bancos, pelo menos até que possam ser encontrados compradores privados?”


Paul Krugman, The New York Times.

28.1.09

Biochar – Agrochar – Terra Preta

Depois de escrever o último post onde falava sobre formas de retroceder no aquecimento global soube de uma nova forma de o conseguir. Talvez a mais espantosa das três.

Refiro-me À produção de Terra Preta atráves da Pirolise de biomassa.

Biomassa define quaisquer resíduos orgânico, sejam provenientes da agricultura, pecuária, serrações, etc..

A pirólise é um método de combustão sem oxigénio. O facto de não se utilizar oxigénio faz com que este processo não produza CO2, que é o grande culpado do aquecimento global. Este processo tem ainda um efeito secundário que é o de produzir muita energia. Embora o objectivo desta pirólise seja produzir a terra preta, uma matéria mais valiosa que o petróleo, este processo produz mais energia do que consome (salvo seja).

Após este processo o resultado é uma concentração enorme de carbono. Para retirarmos o carbono do ar (do CO2), basta colocá-lo no solo de forma a equilibrar o que retiramos em petróleo.

Mas o que este processo tem de surpreendente é as características e história desse produto final.

Curiosamente, o nome original deste produto é em português.
O nome Terra Preta vem da Amazónia e é a grande característica que torna essa a maior e mais densa floresta do mundo.
Naturalmente, o solo mais rico em carbono é também o mais fértil, pois o carbono é a base de toda a matéria orgânica. Ou seja, a Terra Preta é o fertilizante mais poderoso existente tornando-se muito útil para acabar com a fome no mundo, ou para promover o desenvolvimento dos países mais pobres.

Resumindo, pegamos em resíduos, queimamos produzindo energia, retiramos Carbono do ciclo reduzindo o aquecimento global e no final ficamos com o melhor fertilizante do mundo.

Este processo já existe e já é utilizado, mas ainda não é feito em grande escala. Contudo, a dualidade de usar resíduos orgânicos e contribuir para o desenvolvimento da agricultura, poderá tornar esta técnica numa tendência.

26.1.09

Inverter o Aquecimento Global

Inverter o aquecimento global parece à primeira vista impossível porque mesmo que parássemos com as emissões de dióxido de carbono provenientes do petróleo, a quantidade de CO2 não diminuía. Simplesmente parava de aumentar. E mesmo isso talvez não.

Mas como seria de esperar existem esforços no sentido de encontrar uma forma de conseguir retirar o CO2 da atmosfera anulando o aquecimento global e todas as suas consequências.

Desses esforços existem 2 que merecem especial atenção. Um de elevada probabilidade de sucesso, mas com um potencial não muito elevado elevado e outra com um potencial estrondoso, mas de probabilidade de sucesso mais baixa.

A primeira está a ser tentada em Portugal. Um laboratório do MIT descobriu uma forma de produzir biodiesel através das algas de esgoto. Na verdadetodas as algas de esgoto produzem biodiesel, mas em pequenas quantidades. O pormenor fantástico é que a forma de as levar a produzir mais biodiesel é através da adição de CO2.
São duas vitórias numa só tecnologia. Por um lado, retira-se CO2 do ar e por outro temos um combustível que não contribui para o aquecimento global. As algas como todas as plantas e animais são formas de vida baseadas em carbono, portanto retêm em si o carbono. A diferença é que estas algas têm uma elevada densidade de carbono.

A segunda possibilidade é tão fantástica que chega a parecer ficção científica, contudo está a ser tentada numa cooperação dos governos da Índia e da Alemanha.
Como expliquei antes, as plantas são um ponto de retenção de carbono fantástico, sendo que a fotossíntese consiste exactamente em pegar no CO2, reter o carbono e libertar O2. O carbono passa então a fazer parte da planta.
Mas ao contrário do que se possa pensar a maioria das plantas, não vive na superfície terrestre, mas sim no fundo do mar. Aliás, a deterioração do nosso ecossistema é muito mais visível nos oceanos do que na superfície terrestre. O nível de acidez tem feito com que a fauna sub-aquática desapareça libertando ainda mais CO2 para os mares e para a atmosfera.

Mas supostamente é possível estimular a reprodução das plantas marinhas espalhando ferro pelos oceanos. Segundo os defensores desta possibilidade, espalhando este elemento químico na água este estimulará o desenvolvimento das plantas de forma estrondosa.
A relação apresentada é de uma só tonelada de ferro para retirar várias toneladas de carbono da Atmosfera.
Já há alguns anos que esta teoria é apresentada, mas era vista como um pouco rebuscada. Mas aparentemente, a possibilidade de ela estar certa é suficiente para se tentar.

Se alguma destas técnicas terá um sucesso estrondoso, ainda é muito cedo para dizer. Mas para além da possibilidade de sucesso são sinais fortes de que a forma de se pensar o ambiente e a energia estão a mudar drasticamente.

21.1.09

"Provavelmente não há deus. Pare já de se preocupar e goze a sua vida."

Um sinal peculiar dos tempos "modernos", enquanto que muitos extremismos religiosos intensificam a sua agressividade surge um evento curioso em Londres: uma campanha Ateia !

Vejam o comentário no Jornal de Negócios: "A campanha ateia em autocarros ingleses deu que falar. Não é habitual que os desprovidos de crença religiosa decidam expandir a sua verdade e muito menos em anúncios pagos. Os reclames da Atheist Bus Campaign no exterior dos autocarros dizem apenas "Provavelmente não há deus. Pare já de se preocupar e goze a sua vida." "

Recentemente li que um motorista de autocarro recusou-se a trabalhar argumentando que a mensagem ofendia a sua fé.

Será que se a mensagem fosse inversa (religiosa) um ateu recusaria conduzir o autocarro?

Há uma certa agressividade na mensagem (mitigada pelo "provavelmente").

Por outro lado fiquei a divagar no que tudo isto pode indicar em termos sociais e por se tratar de uma resposta a campanhas religiosas em UK ...

Alguém conhece algum fenómeno similar noutras partes do mundo e/ou no passado?

15.1.09

Revolução à vista na electrónica


Cientistas sul-coreanos criaram uma técnica de produção de grafeno, um novo material que vai mudar a forma das máquinas do mundo da electrónica

Nova técnica abre caminho para futuros computadores maleáveis, transparentes e ultrafinos

Cientistas sul-coreanos desenvolveram um novo método para produzir eléctrodos transparentes e elásticos. Esta descoberta, divulgada ontem através da revista Nature, pode ter largas implicações no fabrico de equipamento electrónico flexível e de computadores maleáveis ou aplicáveis numa superfície plástica ou até na própria roupa dos consumidores, como pode ser visto nas imagens de possíveis futuras aplicações.

ver aqui

9.1.09

Photos: Barclays bank of the future

Quem for a Londres por estes dias não deixe de visitar uma nova atracção turística: a agência do Barclays - London's Piccadilly Circus.

Vejam as fotos e comentários, vale a pena!

6.1.09

Funny Apple ...

Ora bem ... para rir um pouco e entrar em 2009 com boa disposição :)

http://www.engadget.com/2009/01/05/macbook-wheel-revealed-by-the-onion-news-network/

Notem os comentários...

Fica a dúvida quanto ao Sinal Fraco subjacente:

- Opção 1. Gozar com a Apple ?

- Opção 2. PCs sem teclado ?

Aceitam-se votos :)

Abraço e votos de 2009 com boas tendências :)

3.1.09

Maraaaaaaaavilhaaaaaa


Divirtam-se, há tops para todos os gostos


desde as melhores descobertas científicas, às gaffes de campanha eleitoral, passando por músicas, gadjets, escândalos, colapsos financeiros... A explorar!