Um professor de Química do MIT descobriu uma forma de armazenar a energia solar oriunda de painéis foto voltaicos, transformando-a em energia química. A importância desta descoberta tem a ver com o facto de as horas de sol serem apenas durante uma parte do dia.
Esta característica tem impedido até aqui o sucesso da energia solar, pois uma casa necessita de energia eléctrica 24 horas por dia. Quem instalava em casa um painel foto voltaico não ficava assim independente da Rede Eléctrica, o que deixava a energia solar com muito poucos argumentos para ter sucesso.
Com esta descoberta, a energia solar deixa de ser a que tinha menos capacidade de regulação para passar a ser a que tem mais.
Este sistema tem ainda a vantagem de ser de pequenas dimensões e poder ser adaptado às necessidades de uma residência.
E é especialmente em África onde a falta de energia impede, por exemplo, o funcionamento de um frigorífico para comida e vacinas, que existe o maior interesse nesta tecnologia. O potencial que esta descoberta na protecção da saúde é incalculável.
Com este passo podemos ter esperança na massificação dos painéis solares foto voltaicos, garantindo assim a sua redução de preços, o que significará energia limpa mais barata para todos, especialmente nos países mais a sul e com maior exposição solar.
Mais informações em:
http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRB22141420080731
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário