24.4.08

Metaverse - Um Novo Sector da Economia Global?

Esta "tese" é interessante e funde-se com um conjunto de tendências que apresentámos nas aulas de Foresight: aceleração da mudança tecnológica (capacidade de processamento, largura de banda, software 2D e 3D e realidade aumentada, etc.) , virtualização de ambientes e conceitos, contextos competitivos complexos e caóticos e a necessidade de desenvolver e aplicar ferramentas e abordagens que se encontram na confluência do foresight, da inovação, da estratégia e do Competitive Intelligence, entre outros domínios, e que se baseiam na co-criação, na prototipagem rápida e na agilidade estratégica)


Metaverse Roadmap - Pathways to the 3D Web. Começa com a apresentação do conceito de Roadmap (a apresentar na Unidade Curricular 3 e no Módulo de Ferramentas de Foresight) e sua aplicação ao "sector" que eles denominam de METAVERSE (the emerging 3D-enabled web of social spaces, economies, and technologies) o qual é para estes autores um candidato natural para actividades colaborativas de foresight .

Metaverse Roadmap Thesis (esta é a parte que eu gostava de chamar a atenção - ver link no título)

The emerging metaverse sector of the global economy includes resources, products, and services managed through 2D and 3D virtual and augmented reality environments. As the density of our network accelerates on a planet with finite surface area, and as our digital and physical environments become increasingly intelligent, automated, networked, and transparent, major new developmental emergences must occur.We are in the early years of an unprecedented transformation in our relationship to information technology. As visual-spatial and linguistic (right brain and left brain) creatures, we use complex visual-spatial and language interfaces to interact with each other. Soon our 2D+ (geospatial, augmented reality, etc.) and 3D online worlds will become as visually and data rich as the physical world. We are also gaining the ability to talk to our computers (as well as type) in increasingly natural human language. These developments will produce profound new individual and collective abilities, as well as new risks to be mitigated.Classic economic theory charts development from resources, to products, to services sectors over time. Structural change occurs when GDP (or for the world, GWP) or employment in one sector grows to exceed another.We contend the metaverse sector, growing from today's mostly 2D and early 3D digital media (including film, games, geospatial web, television, and wireless), will encompass and redefine each traditional economic sector in coming decades, the way each has done in its own historical emergence. Providing plausible indicators and examples of metaverse sector development is a major goal of our roadmap.
Recomendo vivamente o download do ficheiro com o Metaverse Roadmap Overview e a visita ao site da Acceleration Studies Foundation (http://www.accelerating.org/)

22.4.08

A Caixa que mudou o mundo

Não, não é a TV! :)

Livro "Box Boats: How Container Ships Changed the World" que foi mencionado na primeira aula de CGPI.

Um excerto do livro está disponível online na Amazon

Cidades Criativas

O Conceito de cidade criativa espalha-se pela Sociedade, exemplo disso é este concurso sobre o tema.

O blog contém referencias a Richard Florida, citado nas últimas aulas.

Artigo sobre conferencia na Gulbenkian

20.4.08

Europa prepara-se para receber telemóvel descartável



Durante a feira internacional CTIA em Las Vegas, a fabricante Hop-on demonstrou alguns dos seus equipamentos móveis conceptuais mais económicos. Os dispositivos, que integram chips Texas Instruments e operam na faixa dos 900/1800 MHz. Estranho é pensar que estes equipamentos não têm qualquer ecrã, têm o mesmo tamanho de uma carta de um baralho normal e são descartáveis. O material de fabrico destes equipamentos é essencialmente o plástico. Para falar ao telefone, os utilizadores usam um cabo semelhante a um auricular para telemóvel. Mesmo sem primarem pela beleza, o preço destes telemóveis inspirou a audiência, já que o valor de venda aconselhado para o produto é de 13 euros.
É de salientar que este é um artigo apropriado para quem quer manter o seu anonimato. Ao contrário de um equipamento normal, o telemóvel Hop-on funciona através de cartões de tempo, que podem ser adquiridos em modalidades de 60, 90 e 120 minutos em conversações. Depois de uma apresentação bem sucedida, a fabricante anunciou que fechou um contracto com um distribuidor europeu - cujo nome não foi revelado - que se encarregou de comprar 10 mil telemóveis deste modelo para testar o nível de venda dos mesmos na Europa. Peter Michaels, presidente da Hop-on frisou que "durante a reunião com distribuidores europeus, a resposta aos equipamentos de 13 euros foi fenomenal", pelo que o movimento introdutório inicial do telemóvel na Europa será apenas o pontapé de saída para "uma introdução em grande" da Hop-on no continente.

10.4.08

Revista VISÃO


Especial 15 anos: Portugal 2023
Uma reportagem dos nossos enviados especiais ao futuro

Edição nº 788 , 10 Abr 2008

9.4.08

Shackleton iJam

Bienvenido al mundo del iJam. Shackleton introduces the revolutionary producto for this year's Xmas lists.

Welcome to the world of iJam, shackleton iJam apple campaña navidad Shackleton presenta el producto revolucionario de estas navidades.

3.4.08

PT avança com serviço concorrente da Zon TV Cabo


“A partir de hoje as famílias portuguesas vão ter uma alternativa de televisão em Portugal”. A garantia foi deixada por Zeinal Bava, CEO da PT, durante a apresentação da estratégia de massificação do serviço de televisão por subscrição da PT, onde a adição do satélite como plataforma de distribuição foi a principal novidade.


A aposta da PT assenta no serviço Meo que surge agora como a marca de referência para o serviço de televisão da operadora nas diversas plataformas onde está presente. O serviço de mobile TV da TMN é agora Meo mobile, adicionando igualmente a marca ao serviço IPTV, o satélite. Se até ao final de 2007 o Meo, através do IPTV tinha conquistado 21 mil clientes - dos quais 15 mil foram angariados no último trimestre -, o objectivo da empresa é massificar o serviço de televisão à escala nacional, não só pela aposta nas centrais DSL preparadas para a passagem de conteúdos alta definição, que sobem das actuais 20 para mais 550 até ao final do ano, como também no serviço de satélite.

3 de Abril de 2008

1.4.08

Bem-Vindo ao Futuro


A Carteira falou com os maiores especialistas nacionais em prospectiva e em inovação para saber como será o futuro dos principais sectores de actividade. Desde a fundamental energia, passando pela alimentação e pela saúde, conheça as empresas que estão na linha da frente da próxima revolução tecnológica e que podem torná-lo no próximo milionário português.

http://carteira.blogs.sapo.pt/